Mais Categorias
Notícias

BRASIL VAI FICAR INABITÁVEL? ESPECIALISTAS DIZEM QUE ESTUDO DA NASA NÃO DIZ ISSO E QUE DADO FOI DISTORCIDO

BRASIL VAI FICAR INABITÁVEL? ESPECIALISTAS DIZEM QUE ESTUDO DA NASA NÃO DIZ ISSO E QUE DADO FOI DISTORCIDO
    Compartilhe:

Circulam nas redes informações de que um estudo da Nasa teria dito que o Brasil ficaria inabitável em 50 anos. No entanto, pesquisa não cita o país e não fala sobre regiões ficarem inabitáveis.

 

Circula nas redes sociais a afirmação equivocada de que um estudo da Nasa aponta que o Brasil ficará inabitável dentro de um prazo de 50 anos por causa das altas temperaturas. É fato que o mundo está mais quente e o país também está vivendo as consequências, mas o estudo não diz isso.

 

A pesquisa existe e é de 2020, mas ganhou repercussão somente neste mês. Ela foi feita por pesquisadores que trabalham na agência espacial americana e foi publicada na "Science Advances", uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo.

No entanto, não cita o Brasil, não tem dados relevantes sobre a América Latina, e muito menos diz que esses locais ficariam inabitáveis em determinado período.

O que diz o estudo?

Primeiro, é preciso saber que a pesquisa faz uma análise de dados históricos entre 1979 e 2017 e não faz uma projeção para 2070, como sugerem os conteúdos que circulam recentemente.

 

O estudo é assinado por Colin Raymond (autor principal), pesquisador que atua na Nasa, e que mapeou as temperaturas do bulbo úmido. Essa não é a temperatura dos termômetros, mas uma medida que relaciona calor e umidade do ar para avaliar o estresse térmico.

Fonte : G1

Post por: Wagnner Sales

 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook