Mais Categorias
Notícias

DIA DAS CRIANÇAS: PESQUISA INDICA QUE ELAS REPRESENTAM 23% DA POPULAÇÃO LEITORA DO BRASIL

DIA DAS CRIANÇAS: PESQUISA INDICA QUE ELAS REPRESENTAM 23% DA POPULAÇÃO LEITORA DO BRASIL
    Compartilhe:

Levantamento indica que faixa etária que lê com mais assiduidade tem de 5 a 10 anos; obras literárias podem representar excelente opção de presente

Na semana dedicada às crianças, um olhar atento pode trazer um diferencial inovador na hora de presentear os pequenos no próximo dia 12 de outubro. O último levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL), realizado no início de 2020, indicou que o público que forma a parcela da população brasileira mais assídua na leitura é formado pela faixa etária dos 5 aos 10 anos.

Segundo a pesquisa, as crianças representam 23% de toda a população leitora do país, e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria. O hábito é estimulado pela rotina de estudos, porém a família - e especialmente os pais - têm papel fundamental no impacto positivo do incentivo à leitura logo após a primeira infância. Por isso, estimular as crianças a manterem ou criarem o hábito da leitura é extremamente importante, como indica a neuropsicopedagoga Andréa Doria: “A leitura beneficia o desenvolvimento infantil potencializando os importantes processos mentais através das sinapses neuronais que são responsáveis por garantir conexões entre os neurônios, promovendo assim novos aprendizados.”, explicou.

Embora haja uma grande competição com as distrações digitais como tablet’s e smartphones, ponderar a compra de livros como uma opção de presente no Dia das Crianças pode ser uma boa opção não só para o estímulo à leitura, mas para propiciar um cenário que faça com que a criança tenha vontade de ler. E isso vem em parte através do exemplo: pais e mães leitores têm maior probabilidade de ter filhos leitores. Segundo a pesquisa do IPL, o exemplo positivo dos pais influencia 24% das crianças a adquirirem esse hábito. 

Outro fator a ser levado em conta é a aparência das obras literárias: 29% das crianças são cativadas por uma capa bem desenvolvida, colorida e com mensagens claras. E para isso, a livraria Brincando de Ler oferece um acervo com mais de 1.200 títulos que vão desde livros interativos e sensoriais, passando pelas tradicionais histórias, contos de ficção e até títulos bíblicos e livros de colorir: “Uma criança leitora consegue se expressar com mais facilidade através da comunicação  verbal ou não verbal, além de auxiliar na aquisição da escrita e relacionamentos sociais.”, finalizou a neuropsicopedagoga.

Serviço - A Livraria Brincando de Ler fica localizada na Rua Manoel Nunes Filho, nº 127 no bairro Indianópolis, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e no sábado das 8h às 12h. O local não fecha para o almoço. Mais informações podem ser obtidas através do site www.brincandodeler.com.br e também no perfil da loja no instagram, que é o @brincandodeler_ .

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook