O Movimento Ecológico SOS Rio Ipojuca elaborou uma programação em alusão do Dia do Rio, comemorado a cada 9 de maio, próxima terça-feira, mas as atividades já começam neste sábado (6). A entidade busca proteger e revitalizar o Rio Ipojuca, que corta várias cidades, inclusive Caruaru, com o auxílio da representatividade da sociedade civil.
Um dos focos do SOS Rio Ipojuca é educar a população, uma vez que não basta apenas não sujar, é preciso ativamente lutar para reviver o rio que ocupa a triste posição de 3º rio mais poluído do Brasil, mesmo sendo um dos rios mais importantes de Pernambuco.
O Dia do Rio foi instituído no calendário estadual por meio da Lei nº 16.360/2018, de autoria da então deputada estadual Laura Gomes (PSB), e sancionada pelo então governador Paulo Câmara.
Confira a programação:
Sábado (6) – A partir das 9h
- Capinação e plantação de mudas no Espaço Ambiental Terezinha Gonzaga (à margem do Rio Ipojuca no Alto do Moura)
Segunda (8) - Manhã
-Palestras para os alunos do Colégio Sagrado Coração
Terça (9) - Manhã
-Plantação de mudas na APP localizada na Rua das Oficinas, nos Guararapes (à margem do Rio Ipojuca). Essa área está em avançado grau de recuperação e será mostrada a sociedade como exemplo do que pode ser feito às margens de um rio.
- Palestra para os alunos do Colégio Criativo.