Foto: A metodologia OKR ajudou o Google a saltar de 40 funcionários para 60 mil
A metodologia OKR, que ficou conhecida por ter orientado o crescimento do Google, está chegando de forma mais amigável aos brasileiros. É fato que, ao adotá-la, o buscador saltou de 40 funcionários para mais de 60 mil atualmente.
E não é à toa que gigantes do Vale do Silício, como Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro, usam a metodologia de gestão OKR (Objetives e Key Results) criada por Andy Grove, ex-CEO da Intel. Ela basicamente se propõe a simplificar a forma de traçar e monitorar os objetivos principais e de alcançar resultados-chave de uma empresa.
A OKR é de fato queridinha dos grandes players mundiais. E sua chegada ao Brasil de forma mais amigável se deve à parceria firmada entre a brasileira OBR Global e a norte-americana Profit.co.
A OBR Global atua acelerando startups e internacionalizando empresas para operar no Vale do Silício. Neste processo, sentiu a necessidade de implantar a OKR nessas empresas e para isso buscou a melhor plataforma que facilitasse o seu uso, já que, em geral, a OKR tem sido aplicada no Brasil através de longas planilhas do Excel, por exemplo. E foi na Profit que encontrou o produto ideal.
Atuando como mecanismo de entrega de OKR, a plataforma da Profit, além aumentar a velocidade da empresa, entregando telemetria em tempo real, garante o alinhamento completo dentro da organização, permitindo o uso de OKRs em todos os níveis da empresa e para todos os contribuidores individuais.
“Quando se alinham os objetivos de equipe com a visão de seus executivos, é possível experimentar uma mudança rápida de cultura. As pessoas deixam de entregar serviços para entregar resultados”, explica o pernambucano Tony Menezes, diretor de Inbound da OBR.
Ele assegura que a solução é a mais intuitiva, fácil de usar, configurar, customizar, implementar e possui o maior número de recursos. “A empresa ganha agilidade, engajamento dos funcionários, transparência, motivação, estímulo à alta performance e mensuração fácil dos resultados”, atesta.
Segundo ele, todos tem acesso a todas as áreas e aos avanços alcançados, o que permite à equipe trabalhar em sintonia. A solução pode ser adota por qualquer empresa, de qualquer tamanho. “OKR transformou empresas em negócios velozes e alinhados”, diz.
Na segunda feira (22), ocorre o lançamento oficial da Profit no Brasil, num webinar a partir das 19h, com a presença de Bastin Gerald, fundador da Profit, e Robert Janssen, CEO OBR Global. Interessados podem acessar pelo link: https://us02web.zoom.us/j/84121359060#success