Foto: Reprodução/Internet
Um novo golpe aplicado no WhatsApp já fez pelo menos 165 mil vítimas no Brasil. Dessa vez os cibercriminosos estão enviando um texto com um link, que oferece um suposto tratamento odontológico gratuito do governo federal, através do programa Brasil Sorridente. De acordo com "dfndr lab" um laboratório especializado em segurança digital, ao clicar no link enviado junto com o texto, o usuário tem seus dados coletados.
A mensagem enviada no golpe é a seguinte:
"As inscrições para o 2° semestre do Brasil Sorridente 2019 abriram novamente! Consegui me cadastrar para Restauração em Aiuaba/CE. Os tratamentos são oferecidos em parceria com as Universidades de todo Brasil! Faça seu cadastro e agende sua consulta!".
Ao clicar no link a vítima é redirecionada para uma página em que é preciso cadastrar informações como cidade, estado e tipo de tratamento que deseja realizar.
Após este processo, a vítima fornece dados pessoais (nome completo, telefone e e-mail) e recebe a solicitação para compartilhar o link com mais 5 contatos do aplicativo.
O golpe vem sendo aplicado na mídia social há aproximadamente uma semana. Especialistas orientam que as pessoas que foram vítimas instalem um anti-vírus com urgência.