Mais Categorias
Economia

Petrobras cria programa social para compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda

Petrobras cria programa social para compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda
    Compartilhe:

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira (29) que irá investir R$ 300 milhões em um programa social para garantir a compra de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A petroleira vem sendo pressionada por causa dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, cujo botijão já se aproxima dos R$ 100 em algumas localidades. Porém, o programa ainda está em fase de estudos.

Só neste ano, o preço médio do botijão de 13 quilos subiu 30%, sendo que a Petrobras aumentou seu preço de refinaria em 38%, acompanhando a recuperação do petróleo e a desvalorização cambial.

O cenário vem levando famílias de baixa renda a optar por lenha ou carvão para cozinhar, o que gerou no Congresso um esforço para aprovar um subsídio para a compra do combustível.

A Petrobras não reajusta o preço do gás de cozinha desde o início de julho, quando promoveu aumento de 6%, e vem operando abaixo da paridade de importação calculada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) há três semanas consecutivas.

Nesta quarta, a Câmara dos Deputados aprovou o auxílio Gás Social, com valor de, no mínimo, 50% da média do preço nacional do botijão, com objetivo de subsidiar famílias de baixa renda.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook