Foto: Rafael Vieira / Assessoria de Imprensa
O jornalista Ennio Benning, que é amigo e ex-assessor de longa data do ex-governador Jarbas Vasconcelos (MDB) lançou, em uma noite de autógrafos, a primeira metade da obra que conta a história da vida e da política de Jarbas, com diversos relatos, depoimentos e inexplicável riqueza em detalhes.
Os primeiros dois volumes da série “Jarbas Vasconcelos, Uma Biografia” retratam a história do senador de seu nascimento, em 1942, passando por sua luta pela redemocratização, até a sua chegada à Prefeitura do Recife, em 1986. “O mais importante é fazer uma obra que defenda o legado de Jarbas, suas contribuições, não só para Pernambuco como pelo Brasil”, comentou o jornalista e autor do livro Ennio Benning ao Diario. “Comecei em 2019, com entrevistas e uma extensa pesquisa, resgatei jornais nacionais, livros, trabalhos de mestrado e doutorado. Ele [Jarbas] acompanhou todo o trabalho. Enviava cada capítulo que escrevia, para que ele apontasse se tudo estava coerente”, concluiu.
O evento de lançamento foi prestigiado por diversas personalidades da política e da sociedade pernambucana, como a governadora, Raquel Lyra (PSDB), a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de diversos outros parlamentares, prefeitos, lideranças políticas, empresários e estudiosos.
O ex-senador Jarbas Vasconcelos prestigiou o evento, mas não quis falar com a imprensa, preferiu aproveitar o momento com amigos e familiares. O deputado estadual, filho e sucessor político, Jarbas Filho (MDB), falou sobre a importância da homenagem. “Carregar o nome dele me traz muito orgulho, muita honra e muita satisfação. Enquanto eu estiver na vida pública, irei defender seu legado permanentemente. Tem uma música que diz que Jarbas é a cara do povo, e esse evento prova isso. Pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades vindo aqui prestigiar a carreira do grande homem público que é Jarbas”, afirmou.