

Criado em 2023, o programa Bolsa Atleta Municipal de Santa Cruz do Capibaribe inicia o ano de 2025 consolidado, com um aumento na quantidade de contemplados, atendendo 40 atletas de diversas modalidades, nas categorias regional, nacional e internacional. Só este ano, serão destinados R$ 230 mil para o pagamento do subsídio que dá a oportunidade dos atletas participarem de competições de acordo com sua faixa. O edital do Programa foi publicado em janeiro, onde os atletas puderam declarar suas prestações de contas dos anos anteriores, além da comprovação de competições, além da admissão de novos contemplados Bolsistas.
Para participar do programa, os contemplados devem participar de competições ranqueadas em federações reconhecidas, e têm a oportunidade de levar o nome de Santa Cruz do Capibaribe para além da sua vocação econômica.O Bolsa Atleta Municipal, foi criado através de um projeto de lei do então vereador, e hoje vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Flávio Pontes.
Desde o primeiro ano, o ciclista Matheus Henning é um dos contemplados do Bolsa Atleta Municipal, destaque na modalidade BMX, Matheus compete desde os cinco anos. “Só agradecer a Secretaria de Esportes de Santa Cruz do Capibaribe pela Bolsa Atleta. O programa tem muito nos auxiliado em várias sentidos, desde a ter mais foco nos treinos, pois não precisamos parar para buscar patrocinadores até na aquisição de novos equipamentos para os treinos e competições, passagens. Outro destaque é que o Programa engloba jovens e adultos, tornando-o mais bonito principalmente para essa garotada que precisa ainda mais do incentivo dos poderes públicos para a realização de seus sonhos e quem sabe chegar em Campeonatos Mundiais”, pontuou Matheus.
O Secretário de Esportes, Gabriel Pontes, comemora o fato do Bolsa Atleta Municipal ser um dos maiores neste sentido no estado de Pernambuco. “O Programa é muito importante para os esportistas da nossa cidade. Só este ano, 40 atletas estão sendo beneficiados com aporte mensal que serve para a aquisição de materiais de treino, despesas em viagem e nutrição. Nosso Bolsa Atleta é um dos maiores do estado. Isso nos orgulha e muito nos alegra por sabermos que estamos fazendo a diferença” completou o Secretário.