Foto: Reprodução / EBC
O democrata Joe Biden, 46° presidente dos Estados Unidos, foi vice de Barack Obama, em 2008, e tem 77 anos. Com 29 anos, foi eleito para o senado, em Delaware, permanecendo no cargo de 1972 até 2017, também sendo presidente do Senado.
A atuação de Biden como vice-presidente, se destacou em duas ocasiões: em 2009, quando auxiliou na aprovação do estímulo fiscal através da injeção de dinheiro na economia, e em 2013, quando negociou com parlamentares republicanos para que uma lei que permitisse o endividamento fosse aprovada.
Joe Biden foi pré-candidato em outras ocasiões: no final dos anos 1980, desistindo após ter se tornado público que ele teria plagiado o discurso de um político inglês, e, em 2008, quando desistiu devido aos resultados negativos. Foi aí que se uniu a Obama.
Na vida pessoal, Biden ficou viúvo pouco antes de assumir o cargo de senador, em 1972, quando a então esposa foi vítima de um acidente de carro e morreu. Na ocasião, os filhos deles estavam no veículo e a filha mais nova, de apenas um ano e meio, também faleceu. Na época, ele tomou posse no quarto do hospital em que o filho estava internado.
Nos anos 1980, descobriu dois aneurismas cerebrais e passou por procedimentos cirúrgicos. Quando cogitava se candidatar para a presidência, no fim do mandato de Obama, o filho dele Beau Biden, morreu, em 2015.
Em 1975, conheceu a atual esposa, a educadora Jill Biden, com quem casou em junho de 1977. Juntos, tiveram uma filha, em 1981, e, hoje, têm cinco netos.