Foto: Divulgação
A Kodak lançou o Kodak Mobile Film Scanner, um scanner portátil de filmes que traz uma estrutura de papelão, um aplicativo especial e uma luz de LED que exige duas pilhas AA.
O Kodak Mobile Film Scanner, é um sistema de digitalização de filmes analógicos e para utilizá-lo basta usar o seu smartphone, um app e uma estrutura de papelão. O scanner é montado diretamente na caixa que o armazena. A parte inferior da caixa abriga a mesa de luz do scanner, já a parte superior é usada para colocar o celular. Embora seja feito de papelão, ele é forte o suficiente para suportar com segurança o aparelho.
O scanner leva cinco minutos para ficar pronto para uso. O smartphone fica no topo, com a câmera posicionada sobre um pequeno círculo projetado para ajudar a alinhar junto a luz de LED. No app Kodak Mobile Film Scanner (disponível para iOS e Android), basta selecionar o tipo de filme que está sendo digitalizado – negativos coloridos, preto-e-branco ou slides coloridos – e o aplicativo fará o resto, transformando automaticamente em uma imagem digital.
O rolo de filme desliza em um slot posicionado na parte superior da luz de LED ao fundo. Com os dedos, o usuário puxa ou empurra o rolo até que a imagem esteja alinhada na pré-visualização exibida na tela do smartphone. Tocar na tela focaliza a câmera do smartphone e usa o ajuste automático do aplicativo, enquanto um único controle deslizante permite ajustes manuais na cor antes de fotografar.
Quando o filme estiver no lugar, o usuário deve pressionar o botão da câmera no aplicativo para “digitalizar” o filme. A partir daí o app vai direto para um conjunto de ferramentas de edição, incluindo cortar, ajustar a imagem, filtros, exposição, saturação, nitidez, entre outros. Uma vez terminado, basta tocar na marca de seleção, que salvará a foto automaticamente e levará a uma tela onde é possível compartilhá-la nas redes sociais ou, ainda, iniciar nova digitalização.
A Kodak Mobile Film Scanner custa hoje em torno de R$ 149,00.
Fonte: Digital Trends.