Mais Categorias
Notícias

AGOSTO E SETEMBRO SÃO OS MESES DE MAIOR INCIDÊNCIA DE ATAQUES DE ESCORPIÕES

AGOSTO E SETEMBRO SÃO OS MESES DE MAIOR INCIDÊNCIA DE ATAQUES DE ESCORPIÕES
    Compartilhe:

Os meses de agosto e setembro devem ser de atenção e cuidado para a população, isso porque é o período de reprodução do escorpião e, por consequência, o momento que ocorrem mais acidentes envolvendo esses animais. No Nordeste, a espécie mais comum e encontrado é o Tityus Stigmurus, ou, como é conhecido, o Escorpião Amarelo do Nordeste. O animal peçonhento pode medir até 7 centímetros e se alimenta de insetos, aranhas, baratas, grilos e até outras espécies de escorpiões. As fêmeas dão à luz por volta de 8 a 14 filhotes.

 

E é nesse período que a Secretaria Municipal de Saúde mais pede atenção para que a população redobre os cuidados em casa para evitar acidentes com escorpiões. 

 

Fiações, encanamentos de esgoto, portas e janelas facilitam a entrada de escorpiões nas residências. Os animais são noturnos, buscam por alimentos à noite e durante o dia, para evitar a claridade, os escorpiões escondem-se em lugares escuros que são eles, armários, sapatos, gavetas e até mesmo roupas nas áreas de serviço e banheiros são esconderijos.

 

Para evitar a presença desses animais dentro de casa é importante colocar telas em ralos, limpar e fechar as caixas de gordura, vedar frestas de paredes, colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados, não acumular lixo ou objetos em desuso. Dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião).

Fazer uma vistoria em roupas e sapatos, antes do uso. Evitar que as camas estejam encostadas na parede, redobrar a atenção nas roupas de cama, antes de usar. Deixe o quintal e o jardim limpo, sem acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.

Evite que folhagens densas, como trepadeiras, arbustos ou plantas ornamentais, encostem em paredes e muros. Vede bem as portas com soleiras ou saquinhos de areia. Use telas nas janelas, mantenha os rodapés íntegros e pregados na parede. Vede todos os ralos com tapetes de borracha ou use os modelos de abre e fecha. Mantenha todos os buracos nas paredes, como espelhos de tomadas, cabo e caixas de luz fechados. E caso falte algum produto, basta ir ao Home Center Ferreira Costa mais próximo ou até mesmo no www.ferreiracosta.com.br

 

Mas, caso surja escorpião, o importante é seguir as recomendações do Ministério da Saúde em notificar imediatamente a equipe de combate às endemias, além de tomar os devidos cuidados ao lidar com o animal. Nunca toque neles diretamente, pois eles se tornam agressivos quando ameaçados. Caso precise matar o escorpião, não utilize veneno, use apenas água quente para abatê-lo instantaneamente.

 

Em casos de picadas não passe álcool no local, lave com água abundante e sabão, coloque gelo. Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a UPA-24H para receber o tratamento o mais rápido possível. Os casos de picada de escorpião em idosos, hipertensos e crianças podem ser fatais.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook