No último programa especial da série “Debatendo o Interior do Estado” na CBN Caruaru, o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, falou, principalmente sobre a necessidade de um olhar mais voltado para as atividades produtivas no Polo de Confecções do Agreste e sobre a universalização da educação com equidade e oportunidade para todos. A colocação foi em relação ao modelo híbrido de ensino que, segundo ele, precisa amparar crianças e jovens de classes menos favorecidas que ficam em desigualdade na evolução do aprendizado em relação aos de classe média, por exemplo.
O político falou também das atividades produtivas do interior do estado em diversos setores como no turismo de negócios, ou com base cultural na história como o Alto do Moura, em Caruaru, e ainda deu exemplos como o São João dos municípios da região, o carnaval de Bezerros, entre outros. Sobre o Polo de Confecções do Agreste, ele falou da questão de empresários e comerciantes que reclamam da qualidade das estradas, do escoamento da produção e incentivos fiscais por parte do governo do estado e sobre destravamento de questões burocráticas que são um grande problema para quem investe no setor, para a economia do estado.
Ainda sobre as estradas, Mendonça pontuou sua participação nas obras de duplicação da BR-232 e questionou a malha viária oferecida aos motoristas da região, que não fornece segurança para o traslado tanto para os comerciantes do setor têxtil, quanto para os compradores que abastecem seus estoques nesse polo de confecções.