Pernambuco vai reimplantar o monitoramento de tubarões no litoral a partir do próximo mês, após registrar ao menos quatro ataques durante o ano de 2023. A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) anunciou que o Programa Cientista Arretado, vinculado ao Projeto Ecotuba, já está em andamento para essa finalidade.
Programa Cientista Arretado e Projeto Ecotuba
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), unindo pesquisadores e órgãos públicos para desenvolver soluções inovadoras para o estado. O Projeto Ecotuba, conduzido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realiza o monitoramento de tubarões em ilhas oceânicas brasileiras desde 2014.
Investimento e ações previstas
O projeto receberá cerca de R$ 1 milhão para execução ao longo de 24 meses. Segundo a Semas-PE, já foram iniciadas a compra de equipamentos, a organização da logística para as saídas de campo e a contratação de embarcação especializada. A expectativa é realizar a primeira expedição científica em agosto, com a captura e implantação de microchips nos tubarões para identificação e acompanhamento.
Contexto dos ataques recentes
O último programa semelhante foi o Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões no Estado de Pernambuco (Protuba), que atuou de 2004 a 2014. Neste ano, Pernambuco registrou quatro ataques de tubarão: em janeiro, uma mulher foi mordida na perna em Fernando de Noronha; ainda naquele mês, um adolescente morreu após ser atacado em Olinda.
Em maio, duas ocorrências foram registradas: uma criança teve a perna amputada após ataque em Jaboatão dos Guararapes, e no dia seguinte, uma mulher foi mordida na praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife.
