Planet Labs suspende divulgação de imagens do Irã a pedido do governo dos EUA
A empresa de imagens por satélite Planet Labs anunciou que irá suspender indefinidamente a divulgação de imagens do Irã e das áreas em conflito no Oriente Médio, em atendimento a uma solicitação da administração do presidente dos estados unidos, donald trump. A informação foi divulgada em um e-mail enviado aos clientes no último sábado, onde a companhia comunicou que o governo havia solicitado que os provedores de imagens por satélite impusessem uma “suspensão indefinida da divulgação de imagens”.
Ampliação da restrição
Essa nova restrição amplia uma anterior, que previa um atraso de 14 dias na divulgação de imagens da região, implementada no mês anterior. Essa medida já havia estendido um atraso inicial de 96 horas, com o objetivo declarado de evitar que adversários utilizassem as imagens para realizar ataques contra os Estados Unidos e seus aliados.
A Planet Labs informou que reterá imagens datadas a partir de 9 de março e que espera que essa política permaneça em vigor até o fim do conflito, que teve início em 28 de fevereiro, quando os EUA e israel lançaram ataques aéreos contra o Irã. Desde então, o conflito se espalhou pela região, com o Irã realizando ataques com mísseis e drones contra Israel e ativos dos EUA, além de infraestrutura civil no Golfo Pérsico.
Mudança na distribuição das imagens
Fundada em 2010 por ex-cientistas da NASA, a Planet Labs comunicou em seu e-mail que passará a adotar uma “distribuição gerenciada de imagens”, que não represente risco à segurança. No novo sistema, as imagens serão liberadas caso a caso, atendendo a requisitos urgentes e de missão crítica, ou em interesse público.
A empresa enfatizou que “essas são circunstâncias extraordinárias e estamos fazendo todo o possível para equilibrar as necessidades de todas as partes interessadas”, conforme citado em sua comunicação.
Uso militar da tecnologia de satélites
As aplicações militares da tecnologia de satélites incluem identificação de alvos, orientação de armas, rastreamento de mísseis e comunicações. Especialistas em espaço afirmam que o Irã pode estar acessando imagens comerciais, incluindo aquelas obtidas através de adversários dos EUA. Além disso, imagens de satélite também são utilizadas por jornalistas e acadêmicos que estudam regiões de difícil acesso.
