Levando em consideração que o ser humano é obrigado a enfrentar sozinho, todos os dias de sua vida, riscos que são gerados, na maioria das vezes, pela própria dimensão e formatos de atividades do tecido social sem a devida resposta pública, o Cel. Givanildo dos Santos, a delegada Rita de Cássia Valença e a advogada Giulliana Lucena se debruçaram sobre o tema para produzir o livro "Gerenciando Riscos" (Editora Olyver), que foi lançado em Caruaru na noite da quinta-feira (05), na Livraria Imperatriz, em Caruaru. O evento contou com a presença de autoridades, representantes das polícias Civil e Militar, intelectuais e o público em geral.
Com prefácio assinado pela Drª Ana Maria de Barros, cientista política e professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, a obra tem como objetivo somar novos conhecimentos aos já abordados em outros livros sobre a temática, a fim de despertar o interesse do público geral, uma vez que o ser humano se utiliza dos instintos para a sobrevivência diária. Esse tipo de conhecimento é imprescindível a toda atividade organizacional, além de altamente proveitoso à sociedade em geral.
Os autores afirmam que é de grande importância trazer ao conhecimento e alavancar o tema, visando a proteção da vida, uma vez que em qualquer meio são recorrentes ações nocivas à sociedade em prejuízo à proteção e ao bem-estar das pessoas, sobretudo em meio a uma cultura majoritariamente decorrente do mercado financeiro desenfreado que impacta e faz a doentia influência, induzindo pessoas a viverem como entes autômatos (conduzidos involuntariamente, seguindo a lógica financeira).
"As pessoas são compelidas a entrarem ou ficarem estagnadas num Estado Mínimo (contrário ao Estado de Bem-Estar Social), implicando na diminuição ou inexistência das redes de proteção coletiva por parte do Estado e, portanto, sobrando a compulsoriedade para elas se defenderem de maneira exclusivamente individual diante das vulnerabilidades", contextualiza Givanildo dos Santos, que acrescenta: “é intuito do livro descrever ferramentas de gerenciamento de riscos que possibilitem adequada orientação para a tomada de decisão com desdobramentos práticos para reduzi-los".
Autores:
Givanildo dos Santos é coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, com pós-graduação em Gestão Governamental pela Faculdade de Administração da UPE, certificados dos cursos de especialização em Trânsito da FUNDAJ, Técnicas de Investigação Criminal pela ACADEPOL e Análise e Gerenciamento de Riscos pela UNB. Realiza projetos de segurança em ambientes públicos e privados pela Diligente Soluções em Segurança, empresa especializada em gerenciamento de riscos com sede em Caruaru.
Rita de Cássia Valença F. Castro é delegada especial da Polícia Civil de Pernambuco, com pós-graduação em Direitos Humanos pela UNICAP e pós-graduada pela ESMAPE (Escola Superior da Magistratura de Pernambuco). Exerceu a função de advogada voluntária da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Recife e Olinda na década de 1990.
Giulliana de Lucena Santos é advogada formada pela Asces-Unita, pós-graduada em Gestão em Segurança Pública pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e pós-graduada em Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco. Também realiza, em coautoria, projetos de segurança em ambientes públicos e privados pela Diligente Soluções em Segurança.