Foto: Assessoria
A Delegada da Rede de Articulação dos Povos de Terreiro do Agreste e Zonas da Mata de Pernambuco foi contemplada pelo Edital de Premiação PNAB Para Mulheres Negras de 2024.
A premiação, que confere a Mãe Ana de Xangô destaque no desempenho de seu papel fundamental na atuação pelo fortalecimento das identidades culturais, lutando a mais de 10 anos pela preservação e transmissão de saberes ancestrais dos povos de terreiro na cidade de Bezerros.
A honraria reconhece mulheres negras que, por meio de suas práticas culturais e sociais, desempenham um papel fundamental no fortalecimento das identidades culturais e na promoção de transformações sociais.
Sendo um pilar de resistência e representação na região, sua atuação é reconhecida por meio do título honorífico de notório saber, que demonstra a relevância da influência de sua trajetória.
Como mulher negra seu trabalho impacta diretamente na promoção do desenvolvimento territorial e na criação de espaços de memória cultural, reafirmando a importância da resistência e da continuidade das práticas culturais afro-brasileiras. "Receber a contemplação deste prêmio é um reconhecimento da nossa luta e resistência. Esta é uma vitória não só minha, mas de todos os povo de terreiro de Pernambuco." declarou Mãe Ana.