Ministro da Saúde discute estratégias para barrar entrada de variantes no Brasil
Foto: Tony Winston/MS
No último sábado (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o secretário de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir estratégias que evitem a propagação da variante indiana da Covid-19 e de novas cepas que possam surgir.
Como o aeroporto de Guarulhos é porta de entrada de viajantes de todo o mundo, a cidade de São Paulo se torna foco de preocupação quanto à disseminação do vírus e mutações que possam ocorrer.
A Anvisa tem intensificado a vigilância em aeroportos, incluindo abordagem a passageiros antes e após voos. Uma portaria recém-editada proíbe a entrada de estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.
O Ministério da Saúde tem mantido contato com a Secretaria de Saúde do Maranhão, onde está ancorado o navio em que foram identificadas pessoas infectadas com a mutação de origem indiana. Um desses pacientes precisou ser socorrido de helicóptero para receber atendimento hospitalar. Dessa forma, a pasta também acompanha todas as pessoas que tiveram contato com esse paciente, incluindo os responsáveis pelo transporte e profissionais de saúde.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/02/2022
Pernambuco registrou 848 casos da Covid-19 e 7...
Com isso, o estado totaliza 830.696 casos e 21.076 mortes
- Por REDAÇÃO
- 24/01/2022
Em Caruaru, testagem para a Covid-19 passa a funcionar...
Além do Centro Municipal de Testagem, as tendas também...