O presidente Luiz Inácio lula da Silva homenageou, neste domingo (3), o centenário do geógrafo Milton santos, uma figura emblemática na crítica à globalização e um renomado especialista em sua área.
Em uma postagem nas redes sociais, Lula destacou que a obra de Milton Santos é fundamental para compreender as desigualdades geradas pela globalização e os potenciais transformadores que emergem das periferias. “Poucas pessoas conseguiram entender o brasil como este intelectual baiano, considerado um dos mais importantes geógrafos do nosso país e do mundo”, afirmou o presidente.
Lula ressaltou a relevância do pensamento de Milton Santos em um cenário de mudanças geopolíticas significativas, afirmando que suas ideias permanecem extremamente pertinentes e necessárias nos dias atuais.
Milton Santos, que faleceu em 2001 aos 75 anos, deixou um legado que impactou análises socioeconômicas tanto no brasil quanto globalmente. Suas teorias são frequentemente citadas em estudos sobre dinâmicas urbanas em diversas cidades, incluindo gana, Londres e Paris.
Em sua obra “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal”, publicada em 2000, o geógrafo caracterizou a globalização como um fenômeno perverso. Ele criticava a promessa de integração e progresso que, na prática, acentua as desigualdades mundiais. “Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço de atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal”, escreveu Santos.
A reflexão sobre a obra de Milton Santos se torna ainda mais relevante em um momento em que as discussões sobre desigualdade e globalização estão em alta, reafirmando sua importância como um pensador crítico e influente.
