A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, neste sábado (16) – ou domingo (17) conforme o horário local –, que o surto de ebola na República Democrática do Congo e em uganda é considerado uma “emergência de saúde pública de importância internacional“.
Natureza do surto
A OMS esclareceu que o surto atual, que é causado pelo vírus bundibugyo, não atende aos critérios para ser classificado como uma emergência pandêmica. Em um comunicado oficial, a agência de saúde da onu informou que até o momento foram relatadas 80 mortes suspeitas, além de oito casos confirmados em laboratório e 246 casos suspeitos na província de Ituri, na RDC. Essas ocorrências estão distribuídas em pelo menos três zonas de saúde, incluindo as localidades de Bunia, Rwampara e Mongbwalu.
Informações adicionais do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde da RDC havia divulgado, na sexta-feira (15), que 80 pessoas haviam falecido em decorrência do novo surto na província oriental.
Situação em Uganda
Na capital de Uganda, Kampala, dois casos confirmados em laboratório e uma morte foram registrados até este sábado, todos envolvendo pessoas que viajaram do Congo para a cidade, conforme relatado pela OMS. Além disso, um caso confirmado em laboratório também foi identificado na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, em um indivíduo que retornava de Ituri.
Ações em andamento
Profissionais de saúde estão mobilizados e utilizando equipamentos de proteção em centros de tratamento de ebola no Congo, como parte das medidas para conter a disseminação do vírus. A situação continua a ser monitorada de perto pelas autoridades de saúde e pela OMS, que recomenda precauções rigorosas para evitar novos contágios.
