Mutirão de Castração em Salgueiro: Iniciativa Inédita no Sertão de Pernambuco

O município de Salgueiro, localizado no Sertão de Pernambuco, será palco de um mutirão gratuito de castração de cães e gatos, uma ação que ocorrerá de 20 a 25 de abril. Esta iniciativa faz parte do maior programa de controle populacional de animais do Nordeste e será realizada na Rua Desembargador Silva Barros, n° 186, em Nossa Senhora Aparecida. O evento é fruto de uma colaboração entre o governo do estado e a prefeitura, reforçando o compromisso em expandir as políticas públicas voltadas para a proteção animal, controle de zoonoses e promoção da saúde pública na região.

Agendamento e Estrutura do Evento

Os interessados em participar do mutirão devem realizar o agendamento através da página do Instagram da Secretaria de meio ambiente, disponível em @meioambientepe. Os atendimentos estão programados para ocorrer das 8h às 15h, com uma estrutura adequada para acolher tanto os responsáveis pelos animais quanto os próprios pets. O castramóvel, que possui a capacidade de realizar até 200 atendimentos diários, também oferecerá a implantação de microchips e a distribuição de medicação pós-operatória. É importante ressaltar que, para participar, os cães devem ter pelo menos 6 meses de idade, enquanto os gatos devem pesar a partir de 1,5 kg.

Impacto e Objetivos da Iniciativa

A política pública lançada pela governadora Raquel Lyra é considerada um marco para o fortalecimento das ações em prol da causa animal em Pernambuco. Com um investimento de R$ 20 milhões, o programa visa realizar mais de 33 mil castrações até o final deste ano. A ação, que teve início em caruaru e seguirá até o dia 17 deste mês, é um passo significativo na interiorização dos serviços de castração. Na Região Metropolitana, o programa já passou por recife, Camaragibe e olinda, e em Jaboatão dos Guararapes, as atividades se estenderão até o próximo dia 18.

“O maior programa de controle populacional de cães e gatos do Nordeste é mais uma iniciativa da governadora Raquel Lyra que tem levado esse importante serviço para as regiões do Estado, em especial ao Sertão. Ganha a saúde pública e a causa animal”, afirmou o prefeito Fabinho Lissandro, celebrando a chegada do mutirão.

Reconhecimento da Parceria

A secretária de Meio Ambiente, sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Nathalie Ribeiro, destacou a importância da chegada do mutirão em Salgueiro. Segundo ela, essa ação pioneira, idealizada pela governadora Raquel Lyra, prioriza a causa animal e busca transformar a realidade dos municípios. “É uma parceria que visa levar políticas públicas a todas as regiões do Estado”, enfatizou.

Com esta iniciativa, Salgueiro se junta a outras cidades que já foram beneficiadas, reafirmando o compromisso do governo com a saúde pública e a proteção animal.

Compartilhar.

Meu nome é Felipe Bastos e sou redator especializado na produção de conteúdo jornalístico. Acompanho diariamente os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, produzindo matérias sobre política, economia, segurança pública, esportes, tecnologia, entretenimento e outros temas de interesse geral, sempre com foco em informações precisas, atualizadas e relevantes. Acredito na importância de um jornalismo claro, responsável e acessível. Meu objetivo é transformar os principais acontecimentos em conteúdos objetivos e confiáveis, ajudando os leitores a compreenderem os fatos, acompanharem as notícias com confiança e se manterem sempre bem informados.