Uma reflexão bem-humorada sobre o impasse entre o analógico e o digital na infância. É essa a proposta do cordel "A estranha discussão entre a bola e o celular", de autoria do poeta e professor Jénerson Alves.
Na obra, um aparelho celular e uma bola de futebol entram em contenda, e cada objeto busca demonstrar o que possui de melhor, enquanto critica o outro. A ilustração da capa foi idealizada pelo artista plástico Luzimar Alves dos Santos, tornando a leitura ainda mais atrativa.
Segundo o autor, o intuito do cordel é abrir uma porta de diálogo nas famílias sobre o tempo de uso de telas pelas crianças. "O Cordel é uma ferramenta lúdica para abordar temas diversos e atuais. Neste folheto, a intenção é destacar o papel da tradição frente à expansão tecnológica dos dias de hoje", observa Jénerson Alves. Ele ainda sugere que a obra seja lida em família. "É uma opção para estimular a leitura neste contexto de férias escolares, e uma oportunidade para que toda a família possa interagir, por exemplo, fazendo leitura em voz alta das estrofes e do questionário que segue o texto", diz.
O cordel on-line está disponível para venda no site da Amazon (https://l1nk.dev/frfYh). A versão impressa pode ser adquirida diretamente com o autor, por meio do Instagram @jenersonalves.