Foto: Janaína Pepeu
A cidade de Caruaru, no agreste do estado, se tornará cidade-polo da vacinação de gestantes e puérperas de várias cidades do estado. Isso, devido a chegada da vacina alemão Pfizer/BioTech após pleito da prefeitura de Caruaru, por meio da Secretária de Saúde.
O Centro Regional de Vacinação Covid-19 funcionará no mesmo local onde já funciona o Centro Municipal de Vacinação Covid-19, no Espaço Cultural Tancredo Neves, no coração de Caruaru, a partir desta quinta-feira (14). O horário de funcionamento também será o mesmo, das 7h às 19h.
Na cidade, a vacina será armazenada em temperatura positiva ( +2° e + 8°), o que garante ao imunizante uma sobrevida de 5 dias. O frasco da vacina é multidose e contém 6 doses de 0,3mL, que podem ser usadas até 6 horas após a abertura do frasco. O intervalo entre as doses é de 12 semanas (três meses).
Para as gestantes e puérperas de Caruaru, serão disponibilizadas 2.070, que chegam ao município hoje, dia (14). Além das gestantes e puérperas, residentes no município, outras mulheres de 52 municípios que integram a IV e V Gerência Regional de Saúde também receberão a dose na capital do agreste. Neste primeiro momento, o Centro Regional de Vacinação Covid-19, receberá, 9.942 doses do imunizante.
As cidades contempladas com o Centro de Vacinação Regional Covid-19, da IV Regional de Saúde, são os municípios de: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.
Da V Regional de Saúde: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeira, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
Sobre a Pfizer
A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos contra o vírus. É uma vacina, comprovadamente, segura para utilização em gestantes e puérperas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concedeu o registro definitivo à vacina para prevenção da Covid-19. Esse registro definitivo é a comprovação de que a segurança, qualidade e eficácia da vacina foram analisadas e atestadas pela equipe técnica da ANVISA.
Em 19 de março de 2021 a Pfizer assinou com o governo federal um contrato que prevê a entrega de 100 milhões de doses até o final de 2021. A primeira entrega de doses ao Ministério da Saúde ocorreu em 29 de abril de 2021. Em Caruaru, essa entrega acontece no dia 14 de maio de 2021.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/06/2021
Como lidar com uma pessoa com depressão?
Especialista dá sete dicas que podem ajudar no convívio...
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2021
Apendicite: diagnóstico precoce pode evitar o...
Gastroenterologista orienta a população sobre os...
- Por REDAÇÃO
- 21/05/2021
Exercícios físicos podem evitar que pacientes sejam...
Fisioterapeuta orienta sobre posições que podem melhorar...
- Por REDAÇÃO
- 20/05/2021
Alcoolismo: como se define, quais os perigos e como...
Pesquisa aponta que cerca de 85 mil pessoas morrem todos os...
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2021
Você sabe o que é a doença diverticular dos...
Doença atinge 2 milhões de brasileiros por ano, sendo...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2021
Centro Regional de vacinação da COVID-19 é...
Vacina da Pfizer será aplicada em gestantes e puérperas...